provocar uma forte redução nos custos do seguro no Brasil, devido ao aumento da concorrência. "No nosso trabalho nós constatamos que o resseguro no Brasil é cerca de 32% mais caro do que a média mundial", disse Marquezelli, acrescentando que apenas Brasil, Cuba e Costa Rica ainda têm monopólio nessa área. "Só no ramo industrial e de incêndio a tendência que verificamos é de uma queda entre 30% e 40% nos preços de resseguro", disse, lembrando que esse custo é repassado ao preço dos seguros.
O deputado afirmou que só com a informação de que o relatório dele estava pronto na semana passada, o IRB já reduziu os preços de resseguro industrial e de incêndios. "Acho que os preços no Brasil podem cair em até 50%", acrescentou.
Marquezelli estimou que a abertura vai fazer o mercado brasileiro saltar de US$ 780 milhões (0,5% do mercado mundial) para cerca de US$ 5 bilhões. Além disso, prosseguiu o deputado, com preços menores o próprio mercado de seguros - que hoje representa 3,5% do PIB brasileiro, contra uma média de 7% no mundo - deve se ampliar significativamente.
O texto ainda precisa ser votado no plenário da Câmara e passar pela análise do Senado. |